Lei Ordinária 520/2002

Tipo: Lei Ordinária
Ano: 2002
Data da Publicação: 20/12/2002

EMENTA

  • ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE VARGEM BONITA E SEUS FUNDOS PARA O EXERCÍCIO DE 2.003

Integra da Norma

LEI N.º 520/2002, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2.002

 

ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE
VARGEM BONITA E SEUS FUNDOS PARA O EXERCÍCIO DE 2.003

 

BALDUINO RADAVELLI, Prefeito de  Vargem Bonita – SC, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições  legais que lhes são conferidas por Lei, faz saber a todos os  habitantes do Município que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte  LEI:

 

 

DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE VARGEM BONITA

 

 

                        Artigo 1º – O Orçamento Fiscal do Município de Vargem  Bonita – SC  – para o exercício de 2.003, ESTIMA A  RECEITA  E FIXA A DESPESA para os órgãos de Administração direta em R$ 5.520.000,00 ( Cinco milhões e quinhentos e vinte mil reais ), conforme discriminam os anexos integrantes desta Lei e cujos valores estão abaixo relacionados:

1 – PREFEITURA MUNICIPAL ……………………………………………………    R$    4.840.000,00

2 – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE  …………………………………………..   R$       545.000,00        

3 – FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO ………………………………….     R$         80.000,00

4 – FUNDO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  ……………………………………….. R$         55.000,00  

 

 

1 – DO ORÇAMENTO DA PREFEITURA DE VARGEM BONITA

                        Artigo 2º – O Orçamento da Prefeitura para o Exercício de 2003 estima a Receita em R$ 5.220.000,00 (Cinco milhões e duzentos e vinte mil reais), e fixa a Despesa para a Câmara Municipal em R$ 250.000,00 (Duzentos e cinqüenta mil reais), em R$ 4.590.000,00 (Quatro milhões e quinhentos e noventa mil reais) a Despesa da Prefeitura Municipal, e, em R$ 380.000,00 (Trezentos e oitenta mil reais) as Transferências Financeiras aos Fundos Municipais.

 

§ 1º – A Receita da Prefeitura será realizada mediante a arrecadação de tributos, rendas e outras Receitas Correntes e de Capital, na forma da legislação em vigor, discriminada nos quadros anexos com o seguinte desdobramento.

1. RECEITAS CORRENTES ………………………………………………   R$    5.180.000,00

1.1. Receita Tributária ……………………………………………………………   R$       368.800,00

1.3. Receita Patrimonial …………………………………………………………     R$         30.000,00

1.4. Receita Agropecuária ………………………………………………………               R$           5.000,00

1.6. Receita de Serviços …………………………………………………………               R$         40.000,00

1.7. Transferências Correntes ………………………………………………….                R$    4.680.200,00

1.9. Outras Receitas Correntes ………………………………………………..                R$         56.000,00

 

2. RECEITAS DE CAPITAL ………………………………………………                R$         40.000,00

2.2. Alienação de Bens …………………………………………………………..   R$         40.000,00

TOTAL DA RECEITA  ……………………………………………………………          R$     5.220.000,00

§ 2º – A Despesa da Prefeitura será realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte maneira.

                      

I – CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL

01 – Poder Legislativo ……………………………………………………………………..     R$          250.000,00

02 – Governo Municipal …………………………………………………………………..     R$          112.000,00

03 – Sec. Planejamento, Supervisão e Controle ……………………………………     R$            40.000,00

04 – Sec. de Administração e Finanças ……………………………………………….     R$          845.800,00

05 – Sec. de Educação Cultura  e Esportes ………………………………………….     R$       1.426.200,00

06 – Sec. Transportes Obras Serviços Públicos e agricultura ………………….    R$       1.484.000,00

07 – Sec. de Saúde e Bem Estar Social ……………………………………………….     R$          652.000,00

99 – Reserva de Contingência ……………………………………………………………     R$            30.000,00

                                                                       SOMA …………………………….     R$       4.840.000,00

 

TRANSF. FINANC. a Transferência Financeiras a Fundos …………………..    R$           380.000,00

                                                                       TOTAL ………………………….      R$       5.220.000,00

 

II – CLASSIFICAÇÃO  POR FUNÇÃO

01 – Legislativa …………………………………………………………………………….      R$      250.000,00

04 – Administrativa ……………………………………………………………………….      R$      860.800,00

06 – Segurança Pública ………………………………………………………………….      R$        30.000,00

08 – Assistência Social   …………….. ………………………………………………..       R$      192.000,00

10 – Saúde ……………………………………………………………………………………   R$      440.000,00

12 – Educação ………………………………………………………………………………     R$   1.223.200,00

13 – Cultura …………………………………………………………………………………      R$        32.000,00

15 – Urbanismo ……………………………………………………………………………      R$      268.000,00

17 – Saneamento ………………………………………………………………………..        R$        20.000,00

20 – Agricultura …………………………………………………………………………        R$      371.000,00

22 – Indústria …………………………………………………………………………….        R$        40.000,00

24 – Comunicações …………………………………………………………………….        R$        12.000,00

26 – Transporte ………………………………………………………………………….       R$       775.000,00

27 – Desporto e Lazer …………………………………………………………………       R$       151.000,00

28 – Encargos Especiais ………………………………………………………………        R$       145.000,00

99 – Reserva de Contingência ………………………………………………………         R$       30.000,00

            SOMA ……………………………………………………………………………       R$    4.840.000,00   

Transferências Financeiras …………………………………………………………..       R$       380.000,00

     TOTAL DA DESPESA …………………………………………………………        R$    5.220.000,00

III – POR PROGRAMA

0000 – Operações Especiais ……………………………………………………….        R$      145.000,00

0001 –  Processo Legislativo ……………………………………………………….         R$      250.000,00

0002 –  Gestão Administrativa Superior ……………………………………….           R$      112.000,00

0003 –  Planejamento, Supervisão e Controle ………………………………..          R$        40.000,00

0004 –  Administração e Finanças ………………………………………………..         R$      660.000,00

0005 –  Telecomunicações ………………………………………………………….         R$        12.000,00

0006 –  Serviços de Utilidade Pública …………………………………………..          R$      198.000,00

0007 –  Fortalecimento Regional   ……………………………………………….           R$        47.000,00

0008 –  Vargem Bonita Turismo …………………………………………………           R$          1.800,00

0009 –  Urbanização de Vias ……………………………………………………….         R$        60.000,00

0010 –  Trânsito Seguro ………………………………………………………………        R$          5.000,00

0011 –  Passageiro ao Abrigo  ……………………………………………………..         R$          5.000,00

0012 – Estradas Vicinais ……………………………………………………………          R$      775.000,00

0013 –  Saneamento …………………………………………………………………..         R$        20.000,00

0014 –  Produtor Rural Assistido  ………………………………………………..          R$      281.000,00

0015 –  Nossa Saúde ………………………………………………………………….        R$      440.000,00

0017 –  Desenvolvimento Industrial  ……………………………………………            R$        40.000,00

0018 –  Nossa Educação  ……………………………………………………………        R$      913.200,00

0019 –  Ensino Médio ………………………………………………………………..         R$      100.000,00

0020 –  Nosso Aluno na Universidade ………………………………………….          R$      210.000,00

0021 –  Nossa Cultura ………………………………………………………………..        R$        32.000,00

0022 –  Nosso Esporte ………………………………………………………………..       R$      151.000,00

0023 –  Abatedouro Municipal …………………………………………………….         R$        90.000,00

0024 –  Assistência Social …………………………………………………………..         R$      168.000,00

0025 – Proteção a Criança e ao Adolescente …………………………………        R$        24.000,00

0027 – Segurança Pública …………………………………………………………..        R$        30.000,00

0999 –   Reserva de Contingência ………………………………………………….        R$         30.000,00

 SOMA ………………………………………………………………………….       R$    4.840.000,00    

Transferências Financeiras ………………………………………………………….       R$       380.000,00

 

       TOTAL DA DESPESA  ……………………………………………………..        R$    5.220.000,00

 

IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA DA DESPESA

DESPESAS CORRENTES ……………………………………………………….       R$    4.238.500,00

3.1.00 – Pessoal e Encargos Sociais  …………………………………………….         R$    2.240.000,00

3.2.00 – Juros e Encargos da Dívida …………………………………………….         R$         17.500,00

3.3.00 – Outras Despesas Correntes …………………………………………….        R$    1.981.000,00

DESPESAS DE CAPITAL ………………………………………………………..       R$       571.500,00

4.4.00 – Investimentos ………………………………………………………………..        R$       484.000,00

4.5.00 – Inversões Financeiras ……………………………………………………..      R$         35.000,00

4.6.00 – Amortização da Dívida ……………………………………………………        R$         52.500,00

9.9.99 – Reserva de Contingência  ……………………………………………..       R$         30.000,00

 SOMA ………………………………………………………………………….       R$    4.840.000,00    

Transferências Financeiras ………………………………………………………….       R$       380.000,00

            TOTAL DA DESPESA  ……………………………………………………..  R$    5.220.000,00

 

2 – DO  ORÇAMENTO  DO  FUNDO  MUNICIPAL  DE  SAÚDE  DE VARGEM BONITA

 

Artigo 3º – O Orçamento da Entidade FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE VARGEM BONITA, para o exercício de 2003 estima a Receita em R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), as Transferências Financeiras do Tesouro Municipal em R$ 345.000,00 (Trezentos e quarenta e cinco mil reais), e fixa a Despesa em R$ 545.000,00 ( Quinhentos e quarenta e cinco mil reais ).

§ 1º – A Receita será realizada mediante Transferência Financeiras do Tesouro Municipal, arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, na forma da Legislação em vigor e discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento.

1. RECEITAS CORRENTES …………………………………………………            R$        200.000,00

1.1. Receita Tributária ……………………………………………………………..            R$          27.000,00

1.3. Receita Patrimonial ……………………………………………………………              R$            1.000,00

1.7. Transferências Correntes ……………………………………………………              R$        170.500,00

1.9. Outras Receitas Correntes ………………………………………………….              R$            1.500,00

                                                                       SOMA ……………………            R$         200.000,00

 Transferências Financeiras ………………………………………………………            R$         345.000,00

                                                                       TOTAL …………………..           R$         545.000,00

 

§ 2º – A Despesa do Fundo Municipal de Saúde de Vargem Bonita, será realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte forma.

II – CLASSIFICAÇÃO  POR FUNÇÃO

10 – Saúde ……………………………………………………………………………………….     R$      545.000,00

                                                                       TOTAL ……………………………     R$      545.000,00

 

IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA DA DESPESA

DESPESAS CORRENTES ……………………………………………………….       R$       522.000,00

3.1.00 – Pessoal e Encargos Sociais ……………………………………………..       R$       230.000,00

3.3.00 – Outras Despesas Correntes ……………………………………………..       R$       292.000,00

 

DESPESAS DE CAPITAL ……………………………………………………….        R$        23.000,00

4.4.0.0 – Investimentos ………………………………………………………………        R$        23.000,00

TOTAL   ………………………………       R$      545.000,00

 

3 – DO ORÇAMENTO DO FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE VARGEM BONITA

 

 

Artigo 4º – O Orçamento da Entidade FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE VARGEM BONITA, para o exercício de 2003 estima a Receita em R$ 80.000,00 (Oitenta mil reais) e fixa a Despesa em R$ 80.000,00 ( Oitenta mil reais ).

 

§ 1º – A Receita será realizada mediante Transferência Financeiras do Tesouro Municipal, arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, na forma da Legislação em vigor e discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento.

 

 

1. RECEITAS CORRENTES …………………………………………………            R$         76.000,00

1.3. Receita Patrimonial ……………………………………………………………              R$         73.000,00

1.9. Outras Receitas Correntes ………………………………………………….              R$           3.000,00

2. RECEITAS DE CAPITAL ………………………………………………….           R$           4.000,00

2.3. Amortização de Empréstimos …………………………………………….            R$           4.000,00      

                                                                       TOTAL …………………..           R$         80.000,00

 

 

§ 2º – A Despesa do Fundo Municipal de Habitação de Vargem Bonita, será realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte forma.

 

 

II – CLASSIFICAÇÃO  POR FUNÇÃO

 

16 – Habitação ………………………………………………………………………………….     R$        80.000,00

                                                                       TOTAL ……………………………     R$        80.000,00

 

 

 

IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA DA DESPESA

 

DESPESAS CORRENTES ……………………………………………………….       R$           15.000,00

3.3.00 – Outras Despesas Correntes ……………………………………………..       R$           15.000,00

DESPESAS DE CAPITAL ………………………………………………………..       R$          65.000,00

4.4.00 – Investimentos ……………………………………………………………….        R$          45.000,00

4.5.00 – Inversões Financeiras …………………………………………………….        R$          20.000,00

TOTAL   ………………………………       R$         80.000,00

 

 

4 – DO ORÇAMENTO DO FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VARGEM BONITA

 

Artigo 5º – O Orçamento da Entidade FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VARGEM BONITA, para o exercício de 2003 estima a Receita em R$ 20.000,00 (Vinte mil reais), as Transferências Financeiras do Tesouro Municipal em R$ 35.000,00 (Trinta e cinco mil reais), e fixa a Despesa em R$ 55.000,00 ( Cinqüenta e cinco mil reais ).

§ 1º – A Receita será realizada mediante Transferência Financeiras do Tesouro Municipal, arrecadação de Rendas, Transferências de outras esferas de governo, Outras Receitas Correntes e de Capital, na forma da Legislação em vigor e discriminada nos quadros anexos, com o seguinte desdobramento.

 

 

1. RECEITAS CORRENTES …………………………………………………            R$         20.000,00

1.3. Receita Patrimonial ……………………………………………………………              R$           2.000,00

1.6. Receita de Serviços ……………………………………………………………             R$              500,00

1.7. transferências Correntes  ……………………………………………………              R$         17.000,00

1.9. Outras Receitas Correntes ………………………………………………….              R$              500,00

                                                                       SOMA ……………………            R$         20.000,00

 Transferências Financeiras ………………………………………………………            R$         35.000,00

                                                                       TOTAL …………………..           R$         55.000,00

 

 

§ 2º – A Despesa do Fundo Municipal de Assistência Social de Vargem Bonita, será realizada segundo a apresentação dos anexos integrantes desta Lei, obedecendo a classificação institucional, funcional-programática e natureza, distribuídas da seguinte forma.

 

 

II – CLASSIFICAÇÃO  POR FUNÇÃO

 

08 – Assistência Social ……………………………………………………………………..     R$        55.000,00

                                                                       TOTAL ……………………………     R$        55.000,00

 

 

IV – CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO A NATUREZA DA DESPESA

 

DESPESAS CORRENTES ………………………………………………………..      R$         55.000,00

3.3.00 – Outras Despesas Correntes ………………………………………………      R$         55.000,00

TOTAL   ……………………………….     R$         55.000,00

 

 

                        Artigo 6º – Os recursos da Reserva de Contingência são destinados ao atendimento dos passivos contingentes, intempéries, outros riscos e eventos fiscais imprevistos, superávit orçamentário e para obtenção de resultado primário positivo.

 

UNIDADE GESTORA:  PREFEITURA DE VARGEM BONITA

            01 – Reserva de Contingência ……………………………………………      R$      30.000,00

 TOTAL   ……………………………..     R$      30.000,00

 

§ 1º – A utilização dos recursos da Reserva de Contingência será feita mediante autorização legislativa, observando os riscos fiscais especificados neste artigo.

 

§ 2º – Para efeito desta Lei entende-se como "Outros Riscos e Eventos Fiscais Imprevistos", as despesas diretamente relacionadas ao funcionamento e manutenção dos serviços de competência de cada uma das unidades gestoras não orçadas ou orçados a menor.

 

§ 3º – Não se efetivando até o dia 01/12/2003 os riscos fiscais relacionados a passivos contingentes e intempéries previstos neste artigo, os recursos a eles reservados poderão ser utilizados por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal para atender  "Outros riscos e Eventos Fiscais Imprevistos", conforme definido no $ 2º deste artigo, desde que o orçamento para 2004 tenha reservado recursos para os mesmos riscos fiscais.

 

                        Artigo 7º – Fica o Poder Executivo Municipal  autorizado a adotar as medidas necessárias para ajustar os dispêndios ao efetivo comportamento da Receita, após autorização legislativa.

 

                        Artigo 8º – Para o exercício de 2003, o município não possui nenhuma autorização legal registrada,  referente a renúncia de receita, conforme preceitua o  § 6º  do artigo 165 da Constituição Federal.

 

                        Artigo 9º – Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a  remanejar dotações de um elemento de despesa para outro, dentro do mesmo programa, projeto, atividade ou operação especial, informando ao Legislativo no prazo de 07 (sete) dias de sua publicação.

 

                        Artigo 10º – Nos termos do Artigo 7º da Lei Federal n.º 4320/64, mediante autorização legislativa, abrirá créditos adicionais suplementares, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) da Receita Estimada para o orçamento de cada uma das unidades gestoras, utilizando como fonte de recursos:

 

I – o excesso ou provável excesso de arrecadação, observada a tendência do exercício.

II – a anulação de saldos de dotações orçamentárias desde que não comprometidas.

III – superávit financeiro do exercício anterior.

 

Parágrafo Único – Excluem-se deste limite, os créditos adicionais suplementares, decorrentes de leis municipais específicas aprovadas no exercício.

 

                        Artigo 11º – As despesas por conta das dotações vinculadas a convênios, operações de crédito e outras receitas de realização extraordinária só serão executadas ou utilizadas de alguma forma, se estiver assegurado seu ingresso no fluxo de caixa.

 

                        Artigo 12º – Os recursos oriundos de convênios não previstos no orçamento da Receita, poderão ser utilizados como fontes de recursos para abertura de créditos adicionais suplementares de projetos, atividades ou operações especiais, mediante autorização legislativa.

 

                        Artigo 13º – As receitas de realização extraordinária, oriundas de convênios, operações de crédito e outras, não serão consideradas para efeito de apuração do excesso de arrecadação para fins de abertura de créditos adicionais suplementares e especiais.

 

                        Artigo 14º – Durante o exercício de 2003 o Executivo Municipal poderá realizar Operações de Crédito para financiamento de programas priorizados nesta Lei, mediante autorização legislativa.

 

                        Artigo 15º – Comprovado o interesse público municipal e mediante convênio, acordo ou ajuste, o Executivo Municipal poderá assumir custeio de competência de outros entes da Federação.

 

                        Artigo 16º – Fica o executivo Municipal autorizado a firmar convênio com os governos Federal, Estadual e Municipal, diretamente ou através de seus órgãos da administração direta.

                        Parágrafo Único – Nos convênios que impliquem em despesas ou contrapartida por parte do município, somente poderá ser firmado mediante autorização legislativa.

 

                        Artigo 17º – A presente Lei vigorará durante o exercício de 2003, a partir  de 01 de janeiro, revogadas as disposições em contrário.

 

 

Vargem Bonita, 20 de dezembro de 2002

 

 

BALDUINO RADAVELLI

Prefeito Municipal

 

Registrada e Publicada nesta Secretaria em 20/12/2002

 

 

 

JOSÉ TREVISOL

Secretário de Administração e Finanças