Cras de Vargem Bonita inicia as atividades.

No dia 09 de março de 2022, houve um grande evento nas dependências do Ginásio de Esportes para oficializar o inicio das atividades referentes ao Cras de Vargem Bonita.

Neste encontro esteve presente a Prefeita Municipal, Rosamarcia Hetkowski Roman, vereadores, Membros do Conselho de Assistência Social, Representantes do ESF, Equipe de funcionários do Centro de Referência da Assistência Social e muitas famílias.

Foram dois meses de preparação e planejamento para que todas as atividades voltassem a ser desenvolvidas.

Destacando que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social no município, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Sendo a principal porta de entrada do SUAS,  é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias a rede de proteção social de assistência social.

Um dos serviços a serem ofertados, é o serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que contribui para a promoção do acesso aos serviços e a toda rede socioassistencial, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. Desenvolvendo  ações extensivas aos familiares de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social.

Outro é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que  tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social da família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

O Cras conta também com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias.

E na gestão, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. O Cadastro Único constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades expostas perante a sociedade.  O Cadastro Único é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Cidadania, é obrigatoriamente utilizado para seleção de diversos outros programas, projetos, serviços e benefícios sociais tais como o Auxilio Brasil, Tarifa social de energia elétrica, Carteira do Idoso, Isenção de taxas para concursos públicos entre outros.