Cras de Vargem Bonita inicia as atividades.

Cras de Vargem Bonita inicia as atividades.

No dia 09 de março de 2022, houve um grande evento nas dependências do Ginásio de Esportes para oficializar o inicio das atividades referentes ao Cras de Vargem Bonita.

Neste encontro esteve presente a Prefeita Municipal, Rosamarcia Hetkowski Roman, vereadores, Membros do Conselho de Assistência Social, Representantes do ESF, Equipe de funcionários do Centro de Referência da Assistência Social e muitas famílias.

Foram dois meses de preparação e planejamento para que todas as atividades voltassem a ser desenvolvidas.

Destacando que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social no município, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Sendo a principal porta de entrada do SUAS,  é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias a rede de proteção social de assistência social.

Um dos serviços a serem ofertados, é o serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que contribui para a promoção do acesso aos serviços e a toda rede socioassistencial, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento. Desenvolvendo  ações extensivas aos familiares de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, cidadania e inclusão na vida social.

Outro é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que  tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social da família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.

O Cras conta também com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias.

E na gestão, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. O Cadastro Único constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades expostas perante a sociedade.  O Cadastro Único é coordenado nacionalmente pelo Ministério da Cidadania, é obrigatoriamente utilizado para seleção de diversos outros programas, projetos, serviços e benefícios sociais tais como o Auxilio Brasil, Tarifa social de energia elétrica, Carteira do Idoso, Isenção de taxas para concursos públicos entre outros.