Administração Municipal de Vargem Bonita adquire Colhedora de Forragem Autopropelida.

A Administração Municipal de Vargem Bonita continua com  novos investimentos para a agricultura do município.

Desta vez, a nova aquisição foi uma MÁQUINA  FORRAGEIRA  AUTOPROPELIDA  – Marca: IPACOL MODELO: CFA 1000 – no valor de 1,4 milhão de reais,  para auxiliar os produtores rurais.

É um novo conceito de funcionamento e desempenho insuperável em qualquer condição de trabalho, somado às demais aplicações exclusivas da CFA 1000 Ipacol.

Possui Sistemas mecânicos e eletrônicos de última geração, plataforma cortadora forrageira  com tecnologia de ponta, com dois tambores de grande potência, rotor com 12 facas em tungstênio-carboneto centrais ajustáveis  e esmagador ativo de grãos de alta eficiência, alternativa efetiva de custo para colher, principalmente, o milho para silagem.

O correto processamento de grãos, que precisam ser quebrados para aproveitar melhor o amido, grande riqueza energética na silagem e, consequentemente a digestibilidade, torna-se importante para otimizar o desempenho animal.

Nos sistemas de produção de leite, atividade importante no Município, é reconhecida a relevância dos custos com a alimentação das vacas, geralmente ultrapassando 50% do custo total de produção. Sendo assim, é de suma importância realizar o manejo alimentar adequado e oferecer alimentos de qualidade para maior desempenho na produtividade.

Assim também, é na atividade de gado de corte, outra atividade local, que exige boa alimentação quando terminados em confinamento.

Uma silagem de boa qualidade produz grande impacto nos custos e no desempenho, sobretudo, nessas atividades do agronegócio.

O Secretário de Agricultura, Flávio Pereira, lembrou que este é um equipamento que vai agilizar o trabalho nas propriedades rurais. “É uma máquina que não precisa acoplar  trator para realizar a colheita  e sua capacidade corte é muito rápida, isso vai facilitar o trabalho do feitio da  silagem,  atividade que tem se desenvolvido  muito nos últimos anos”, disse Flávio.

Para a Prefeita Rosamarcia Hetkowski Roman, o foco do trabalho é oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos munícipes “A importância da agricultura é indiscutível, pois é a partir dela que chega o alimento em nossa mesa. É um setor forte e ativo no nosso município, e apesar de todas as variantes climáticas e sanitárias que aconteceram nos últimos tempos manteve os níveis de produção sempre positivos. Diante disso, é que estamos investindo  em novos maquinários, e também , porque foi um pedido dos produtores a compra da máquina, e confesso que poder contribuí-los  é muito gratificante!” destaca a Prefeita.

A máquina foi adquirida por RS 1.400.000,00 (um milhão e quatrocentos mil reais), sendo RS 1.200.000,00 Recursos do Estado (com apoio do Deputado Mauro de Nadal) e RS 200.000,00 de contrapartida do Município.