Servidor Público de Vargem Bonita participa de Formação de instrutor de Cursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS.

Para acompanhar as mudanças promovidas no preenchimento dos formulários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) vêm realizando em Brasília, a Capacitação dos Instrutores do Cadastro Único na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é formar novos instrutores, que vão atuar na capacitação dos entrevistadores, repassando o conteúdo do curso. A formação orienta o correto e completo preenchimento dos dados nos formulários, a fim de refletir fielmente a realidade das famílias cadastradas.

Participaram do encontro 60 profissionais, de todos os estados brasileiros, que foram distribuídas em duas turmas, as quais serão responsáveis por organizar a formação dos entrevistadores municipais.

O Estado de Santa Catarina no período de 24 a 28 de julho foi representado pelo servidor público de Vargem Bonita, Tiago Maestri, que atua a frente do Cadastro Único e Bolsa Família a cerca de dez anos.

Segundo o ministro Wellington Dias destaca a importância de atender bem a população. “É por meio do Cadastro Único que chegamos às pessoas que mais precisam. Estamos qualificando técnicos para a área de multiplicação desse esforço. Vamos qualificar cerca de 12 mil pessoas, nas 27 unidades da federação, para que possam fazer uma boa atualização do cadastro nos municípios, verificando quem tem o direito, quem fica de fora, e como fazer chegar o benefício a quem realmente precisa”, explicou.

Para a presidente da Enap, Betânia Lemos, a formação de cadastradores vai fortalecer o atendimento. “Essa capacitação é fundamental porque o cadastro único é a porta de entrada para as políticas sociais. É por meio dele que o governo conhece a população. Capacitar às pessoas que estão na ponta é muito importante para ter um cadastro coerente”, disse.

A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS vem realizando ações e investindo na estratégia de formação de uma rede de pessoas aptas a multiplicar os conteúdos dos cursos desenvolvidos. “Para a Sagicad, retomar a capacitação dos nossos multiplicadores em todos os estados brasileiros é uma atividade de extrema importância. São eles e elas, em todo o país, que vão ajudar a fazer com que, em cada município, os entrevistadores do Cadastro Único estejam formados para atender adequadamente a população”, ressaltou a secretária nacional da Sagicad, Letícia Bartholo.

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL 2021/2024

Contribuindo para o desenvolvimento de competências e desempenho profissional!!!