Governo Municipal de Vargem Bonita e Secretaria de Saúde realizaram evento especial sobre Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer em mulheres.

Intitulado como “Outubro Rosa” a Secretaria de saúde e Bem-Estar Social busca anualmente compartilhar informações e conscientização sobre o controle do câncer e de suas patologias.

No mês de outubro a Secretaria de Saúde desenvolveu várias ações internas dentro das unidades de saúde, duas em especial deram abertura e destaque ao tema ” Um toque que pode mudar sua Vida”.

No dia 19/10/2022 aconteceu o Evento na Comunidade de Campina da Alegria onde foi feita a conscientização sobre os cânceres de mama, ovário, colo do útero e endométrio,  realizando ações para discutir e pensar em soluções para os problemas de saúde que afetam a população feminina.

Teve também a palestra sobre as causas de incontinência urinária e métodos de como prevenir, através da Fisioterapeuta Caroline Luiza Luciane Bedin; houve a  Apresentação Teatral da Divina Providência através da professora de Teatro Liege Vesaro da cidade de Concórdia – SC. Após todas as apresentações foi servido um delicioso coquetel com frutas e sucos naturais desenvolvido pela nutricionista Carolina Anzollin que foi servido a todas as mulheres presentes no evento. A mesma programação foi desenvolvida na Sede do Município no dia 26/10/2022.

Os dois eventos reuniram aproximadamente  350 mulheres. Também foram realizados através da Secretaria de Saúde, agendamento para exames clínicos específicos, exames de testes rápidos, massagem relaxante, atividade recreativa educativa sobre o tema e entrega de brindes.

De acordo com a enfermeira Simara Gazzoni Bitencourt com a realização destes eventos as ações são intensificadas durante o mês de referência ao Outubro Rosa. Afinal é o mês de conscientização para o câncer de mama, a neoplasia que é mais frequente em mulheres e, por isso, as atenções estão voltadas para a saúde da mulher.

O Governo Municipal de Vargem Bonita através da prefeita Rosamarcia Hetkowski Roman agradece a presença de todas as mulheres que compareceram nos eventos e a todos os envolvidos na realização dos mesmos, em especial ao ESF que foi responsável para que a organização da noite fosse um sucesso.